Quais são os cuidados que você deve ter com a sua MEI em 2023?
Para algumas pessoas, ter um cadastro no MEI pode parecer algo livre, sem muitas responsabilidades, apenas pela facilidade e menos burocracia do que em outras empresas maiores.
Mas, a verdade é que um MEI está bem longe disso.
Isso porque, mesmo tendo menores burocracias para abertura e cadastro de CNPJ, é sempre necessário estar atento a possíveis mudanças e regras, de modo a ficar dentro dos conformes com o governo.
Por isso, se você é MEI, preparamos um conteúdo exclusivo para que você saiba quais são os cuidados que você deve ter com a sua empresa em 2023.
Nos acompanhe a seguir!
O que você vai ver nesse texto:
Cuidados com a sua MEI em 2023;
- Declaração;
- Recebimento por PIX;
- Emissão de NF;
- Manter os pagamentos em dia;
- Gerenciamento do seu negócio;
Cuidados com a sua MEI em 2023
1) Cuidados MEI: declaração
A declaração de impostos já é uma condição antiga do MEI. Para que o microempreendedor não tenha multas e o CNPJ bloqueado, é preciso que esteja atento neste ponto e que faça sempre a declaração anualmente.
Vale lembrar que, o autônomo que possui um registro no MEI, precisa declarar imposto tanto de pessoa física quanto de pessoa jurídica, pois são coisas totalmente diferentes e independentes uma da outra.
2) Cuidados MEI: recebimentos por PIX
É de suma importância que o microempreendedor esteja atento quanto aos recebimentos por PIX e cartão de crédito, pois a receita federal fará uma análise profunda e poderá cruzar esse tipo de dados.
Caso o autônomo não especifique essas informações de forma correta, poderá ter problemas.
3) Cuidados MEI: emissão de notas
Toda vez que o microempreendedor prestar qualquer tipo de serviços ou vender algo para outro CNPJ, deverá emitir nota fiscal, pois a Receita Federal terá também como cruzar esses dados e verificar.
Para o novo programa de emissão de notas para MEI, que entrou em vigor em janeiro de 2023, é preciso estar bastante atento.
Isso porque ocorreu o lançamento de um novo sistema para a emissão de notas, chamado Sistema Nacional de Notas Fiscais e Serviços Eletrônicas, vinculando todas as prefeituras ao mesmo cadastros, independente de onde o autônomo estiver estabelecido.
A ideia tem o intuito de padronizar e simplificar a emissão de notas fiscais. Além disso, a partir de janeiro de 2023, todos os registrados no MEI são obrigados a emitir nota fiscal por esse novo sistema.
4) Cuidados MEI: manter os pagamentos em dia
Este quesito, de pagar as mensalidades em dia, também não é nenhuma novidade. Com o passar dos anos, a Receita Federal tem sido cada vez mais burocrática com esse ponto dos pagamentos da MEI.
De acordo com a própria Receita Federal, em 2023, o órgão será ainda mais firme com a questão dessas cobranças e pagamentos da MEI.
Se atente para que esteja tudo em dia e dentro dos prazos, para que assim, não tenha seu registro e CNPJ bloqueado por atrasos ou inadimplência.
5) Cuidados MEI: gerenciamento do seu negócio
Como dissemos no início deste conteúdo, mesmo sendo um processo que facilita os trâmites burocráticos para abertura de uma microempresa, é sempre importante saber gerenciar o seu pequeno negócio.
Por isso, é muito importante ter uma área contábil para o melhor controle financeiro da empresa. Para que assim possam ser definidos os custos, salários, ganhos e faturamentos por mês e por ano.
Dessa forma, a empresa e a prestação de seus serviços só tenderá a crescer e prosperar.
Cuidado com o faturamento!
É importante, também, se atentar ao limite de faturamento anual.
Caso a empresa fature mais do que o estabelecido, é necessário fazer o reenquadramento de MEI para ME.
Em 2023, o faturamento será de R$144 mil e não mais R$81 mil, como no ano anterior.
6) Cuidados MEI: estar dentro da lista de atividades abrangidas
É importante saber que a lista da MEI não abrange todas as atividades.
Mesmo tendo mais de 450 opções para o empresário indicar em qual sua atividade se encaixa, existem algumas categorias de trabalhos que estão fora desta lista e, sendo assim, não podem se cadastrar como MEI.
Essa lista pode mudar de ano para ano, então é de suma importância estar atento e por dentro se sua atividade está na lista do MEI.
7) Cuidados MEI: patrimônio pessoal e empresarial
É muito importante também saber que o MEI não consegue realizar a separação do patrimônio pessoal, de pessoa jurídica, do faturamento de pessoa física.
Dessa forma, é necessário ter cuidado, pois isso faz com que as dívidas feitas como pessoa jurídica acabam sendo executadas na pessoa física e vice-versa.
É preciso um grande ponto de atenção e cuidado para não acabar criando dívidas que não saiba ou, como citamos acima, não declare algo por falta de conhecimento ou esquecimento.
8) Cuidados MEI: colaboradores
Os microempreendedores que tiverem funcionários, precisam tomar certos cuidados que estejam em linha com as obrigações impostas pela legislação trabalhista e previdenciária, para que não acabem sofrendo multas e penalidades.
A partir de janeiro de 2023, todos os MEI que tiverem colaboradores precisam se atentar a algumas normas que mudaram nesse quesito.
De acordo com o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), este ano precisará ser feito um histórico laboral do funcionário, que poderá emitir digitalmente este documento.
Você não precisa cuidar da sua MEI sozinho!
Aqui, na Acelera MEI, temos um time à disposição para ajudar com os cuidados da sua MEI.
Nós somos o único suporte para MEI do Brasil que oferece um APP completo para facilitar sua vida!
Dentro deste app, você pode saber sobre:
- Impostos mensais;
- Serviços extras completos;
- Controle de contas a pagar e a receber;
- Emissão de recibos para você enviar para seus clientes.
Quer saber mais? Entre em contato com os nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas!