Conheça as vantagens e desvantagens de ser MEI

Existem diversas vantagens e desvantagens de ser MEI e muitas delas você provavelmente não conhecia. Mas, o fato é que se tornar um microempreendedor individual pode ser a porta de entrada para o sucesso do seu negócio.

Foi pensando em ajudar pessoas com interesse em abrir um negócio que preparamos esse conteúdo. Aqui vamos te contar os pontos positivos e negativos de se tornar um MEI e como eles atingem a sua empresa.

Então acompanhe esse conteúdo completo e cheio de informações para você e para o seu futuro negócio!

O que é um MEI?

MEI é uma sigla que significa microempreendedor individual. Ou seja, é uma pequena empresa que surge como pessoa jurídica no Brasil regulamentada para exercer suas funções, serviços e oferecer produtos como tal.

Ser um MEI é um início de carreira para muitos empreendedores que desejam começar pequeno, mas que não possuem condições de investir um capital muito grande e pretendem crescer gradativamente.

Vantagens de ser MEI

Quando você regulariza o seu negócio e se torna um MEI de verdade, você consegue muitas vantagens que um negócio individual ou autônomo não tem acesso.

Conhecer essas vantagens e pontos fortes podem ser decisivos para um bom desenvolvimento inicial do seu negócio. Portanto, nos próximos tópicos você vai ver algumas vantagens que somente os MEIs têm acesso!

Facilidade de conseguir crédito

Em diversos bancos, financeiras e instituições monetárias em geral, as pessoas podem optar por solicitar empréstimos e investimentos para ajudar na sua vida financeira.

Mas você como MEI também pode solicitar essas ajudas monetárias. No entanto, os microempreendedores em sua grande maioria conseguem valores mais altos com taxas menores.

Isso porque alguns bancos têm interesse em incentivar o microempreendedor, e por esse motivo facilitam a solicitação de crédito.

Cadastro gratuito

Caso queira abrir um MEI, você não precisa gastar qualquer valor para realizar o seu cadastro junto ao site do governo federal.

Além disso, os microempreendedores precisam apenas pagar a taxa mensal referente à modalidade do negócio. Conhecido como DAS, esse valor é de R$65,60 em 2022, o que torna esse fator uma vantagem em comparação aos cadastros de outros tipos de negócios.

Apoio do Sebrae na área técnica

Quando você realiza o seu cadastro e abre a sua empresa, o Sebrae garante todo o auxílio na precificação e compra de produtos e mercadorias de revenda, prazos melhores e muito mais.

Isso é muito útil, principalmente para pessoas que nunca abriram um negócio e estão entrando no mundo do empreendedorismo agora.  

Se esse é o seu caso, entre em contato conosco para receber mais orientações sobre abertura de MEI e obter todo o apoio que precisa nesses primeiros passos. 

Emissão de nota fiscal

A emissão de nota fiscal é um ponto essencial de qualquer empresa. 

Ela garante mais segurança, credibilidade e profissionalismo ao seu negócio. Além disso, também permite que todas as suas transações com clientes sejam feitas de maneira regulamentada e legal. 

Porém, como falamos, existem vantagens e desvantagens de ser MEI e receber valores sem emissão de nota pode causar problemas na Receita Federal e o MEI te assegura disso.

Desvantagens

Realmente são muitas as vantagens e desvantagens de ser MEI, além de serem muito importantes para o seu negócio, e é por isso que é tão importante conhecê-las e usar tudo ao seu favor para alavancar o seu negócio de vez.

Assim como todo investimento, o MEI tem seus bônus e ônus. Confira a seguir alguns pontos que precisam ser considerados na abertura do seu CNPJ como MEI.

Crescimento da empresa limitado

Uma das desvantagens do negócio é o crescimento limitado, pois os empreendedores que são MEI não podem ter filiais, se expandir para franquias, aumentar o número de funcionários e nem o faturamento anual. 

Caso você tenha intenção de criar uma franquia do seu negócio ou expandir para outros lugares, o MEI pode não ser a melhor opção.

Para conferir quais as opções disponíveis e entender qual delas se encaixa melhor no seu cenário, entre em contato com os nossos especialistas! 

Renda anual limitada

Para os MEIs e outros tipos de empresas, existe um limite de receita anual que não pode ser ultrapassado, pois isso indica que a sua empresa não está funcionando na categoria preestabelecida.

No caso do MEI, o faturamento máximo é de R$81 mil anuais. Isso significa que você não pode ter uma receita que ultrapasse esse valor.

Caso isso ocorra, você terá de revisar o seu negócio e registrá-lo em outra categoria junto ao governo federal. Com isso, você terá que arcar com os valores da nova modalidade que vai ingressar.

Isso pode acarretar em prejuízos consideráveis para a sua empresa.

Burocracia

Apesar de ser simples abrir o MEI, existem algumas situações em que você pode enfrentar alguma burocracia. Um desses casos é no recebimento do seu alvará.

Esse processo é feito para que a sua empresa consiga emitir as notas fiscais, que, conforme falamos acima, são essenciais para o crescimento do negócio. É um processo feito online e não é muito complicado.

No entanto, essa burocracia pode gerar um atraso e o seu alvará pode levar algum tempo para ficar pronto, o que também pode atrasar o início das atividades da sua empresa.

Limite na aposentadoria

Quem é MEI não pode se aposentar por tempo de serviço, ou seja, a sua aposentadoria só pode ser requerida quando atingir a idade mínima estabelecida pela Previdência Social.

Lembrando que o valor descontado é de 5% de um salário mínimo, o que faz com que, caso você se aposente, não receberá mais do que um salário mínimo como previdência.

Se você preferir receber mais do que um salário mínimo na sua aposentadoria, é necessário complementar o pagamento do INSS por conta própria.

Agora que você já sabe quais são as vantagens e desvantagens de ter um MEI, chegou o momento de decidir se esse é o melhor modelo empresarial para o seu cenário! 

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre os processos permitidos ou não do MEI, conte com o nosso apoio para resolver os seus questionamentos e entender melhor o que está incluso nesse cenário.

Além disso, aqui no Grupo Prímor, você terá toda a assistência necessária e o acompanhamento dos nossos especialistas para que todo o processo seja feito da melhor maneira possível, evitando gastos desnecessários. Nossos clientes MEI contam com suporte completo, conta PJ e aplicativo para gerenciar tudo na palma da sua mão.

Está pronto para abrir o seu MEI? Entre em contato conosco agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *